sábado, 26 de junho de 2010

Diário de Bordo - Passeio Cultural por Luiz Cláudio

Semana passada estivemos em São Paulo num passeio cultural junto com alguns alunos, instrutores e colaboradores do CEBRAC.
Passeamos pelo Mercado Municipal, visitamos a BOVESPA, o Museu da Língua Portuguesa/ Estação da Luz e a Pinacoteca.

MERCADO MUNICIPAL

Inaugurado em 1933 e localizado no centro antigo da capital paulista, foi reformado em 2004 durante a administração da Prefeita Marta Suplicy.
O Mercado Municipal é hoje um ponto de encontro dos paulistanos e passagem obrigatória para turistas, principalmente para aqueles que valorizam uma boa culinária.
O Mercado concentra uma grande variedade de cores, cheiros e sabores e nele é possível degustar os deliciosíssimos pastéis de sabores variados e os tradicionais lanches de pão com mortadela que de tão grandes valem quase que por uma refeição.




Não estava no programa, mas por estarmos tão próximos à rua 25 de março, não resistimos e demos uma passeadinha por lá.
Considerada o maior centro comercial da América Latina, em razão do alto número de barracas de camelôs que disputam espaço com as lojas comerciais, vendendo os mais diversos produtos nacionais e importados, sem o reconhecimento oficial, além das galerias que vendem produtos importados à baixo custo. Alguns dos nossos não resistiram e voltaram para o ônibus com sacolinhas.

BOVESPA


A BOVESPA é um centro de compra e venda de ações de empresas que buscam recursos para maiores investimentos e projetos de ascensão.
Lá ficamos conhecendo a história da instituição e sua evolução, participamos de uma palestra sobre investimentos em mercado de capitais e assistimos a um filme em 3D sobre o conteúdo visto no decorrer da visita.
Aprendemos que investimentos em mercado de capitais não é exclusividade de pessoas com muito dinheiro e que é algo que está se popularizando cada dia mais.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA/ ESTAÇÃO DA LUZ


Ao contrário dos outros museus, neste pode-se tocar algumas das peças em exposição.
Ele mostra de maneira interativa a origem da língua portuguesa e a influência que sofreu com a interferência de outras culturas e idiomas.
Neste passeio aprendi que não há uma única maneira correta de se expressar pelo nosso idioma, mas que pode variar de acordo com a ocasião e a intenção de se comunicar.
Falar a Língua Portuguesa é como se fossemos poliglotas de um mesmo idioma.
Dos lugares que visitamos, este foi o que mais gostei, me envolvi tanto que perdi a hora e não deu tempo de visitar a Estação da Luz.

PINACOTECA


É um dos mais importantes e o mais antigo museu de artes do Brasil, fundado em 1905 no Jardim da Luz no centro de São Paulo.
Uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica.
O museu abriga obra de artistas como Anita Malfati, Almeida Jr. e Benedito Calixto, além de esculturas e pinturas de artitas de outras nacionalidades.
A Pinacoteca traz um mix do passado, presente e futuro, o ápice deste passeio foi quando me vi diante de um Cândido Portinari.
O Jardim da Luz também é um passeio à parte, mas não tive tempo de explorá-lo.

Depois da Pinacoteca fizemos nossa viagem de volta.
O passeio que fizemos foi muito interessante, pois além de aprender, tivemos momentos de convivência e integração entre colaboradores e alunos CEBRAC, faria novamente, quantas vezes fosse convidado.
Parabéns ao Márcio que organizou a viagem cujas características foram a pontualidade e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário